sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cadernos Impecáveis! Uma Grande Ajuda!




Já há algum tempo que o ano letivo 2012/2013 começou e todos os alunos entrarão brevemente em época de testes. Estudar é agora a palavra de ordem. Entre muitos aspetos importantíssimos para se suceder bem nostestes, como por exemplo o ambiente de estudo, está o caderno diário bem organizado. À primeira vista, pode não parecer, mas um caderno bem organizado traz bastantes benefícios para o nosso estudo.
Se és adepto de um caderno diário todo riscado, aconselho-te a repensares o assunto. Decerto que os teus professores dir-te-ão a mesma coisa. De facto, um caderno bem organizado, com tudo no sítio certo, é mais fácil de ser consultado, bem como mais agradável à vista. Como objeto de auxílio ao estudo, o caderno é uma peça importantíssima e por essa mesma razão é aconselhável que consigamos perceber tudo o que está lá escrito.

Esta escolha difere bastante de pessoa para pessoa. A capa facilita mais a arrumação de fotocópias e a organização das folhas. Mas com o andar do tempo vai-se tornando cada vez mais pesada para andar na mochila. No caso da capa, convém que as disciplinas estejam separadas por separadores e identificadas devidamente. O caderno de argolas tem a desvantagem de não se poder arquivar folhas com ele. De resto continua a ser uma boa opção visto que o seu peso não aumenta ao longo do ano letivo.

Não é por acaso que os professores aconselham o registo do sumário em todas as aulas. É uma súmula de tudo o que foi dado na respetiva aula, incluindo os tópicos da matéria lecionada nesse dia. Ora, com os sumários todos registados, torna-se mais fácil localizar a matéria que pretendemos estudar, bem como verificar se realmente foi dada ou não pelo professor.

Para um caderno diário estar bem composto e arquitetado convém que tenha tudo o que está escrito no quadro. Transcreve tudo o que seja relevante para estudar. Caso o professor te dê fotocopias, arruma logo na página devida. Às vezes é bom fazer alguns resumos da matéria respetiva para que o caderno esteja mais composto.

Há quem goste de escrever com todo o tipo de cores. Mas a verdade é que isso ofusca os olhos. Torna-se, assim, difícil entender o que realmente é importante e o que não é. O mais fácil é escrever com uma caneta preta (ou azul) e vermelha (ou verde). No fim, sublinha-se com uma cor fluorescente aquilo que realmente é importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário