sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como fazer um bom resumo...




Como estudante, certamente já sentiste a necessidade de elaborar um resumo. Mas afinal o que é um resumo? Um resumo é um texto onde estão presentes as ideias fundamentais de um texto mais extenso, eliminando os aspetos acessórios. Como tal, deve-se respeitar o sentido, a estrutura e não acrescentar comentários.

Eu, pessoalmente, faço resumos para me facilitar o estudo. De certeza que já achaste que o manual de uma disciplina traz demasiada informação e que mais de metade não é necessário reter. É claro que também é importante ler algumas vezes o texto fonte, até porque nunca se sabe se um certa “curiosidade”, que nos parece insignificante, aparecerá no exame.

Os resumos têm várias aplicações, não são só para nos ajudar a estudar. No entanto, por este blog ser dedicado a estudantes, este artigo será focado na elaboração de resumos como auxiliares de estudo.

1. Lê o texto fonte
É óbvio que para se fazer um bom resumo, primeiro tem que se ler o texto original. Tenta compreende-lo bem, lendo pausadamente e com concentração.
Dica: Sabias que retemos 20% do que ouvimos? Lê em voz alta, se o espaço onde vais realizar o resumo o proporcionar.

2. Faz uma segunda leitura com um lápis em punho
Depois de teres lido o texto pela primeira vez, faz uma segunda leitura, sublinhando as palavras-chave e ideias ou factos essenciais. Poderás também fazer um esquema ou dar um título a cada parágrafo. Isto vai ajudar-te, na hora de escrever o resumo, a seguir com rigor a mensagem que se pretende transmitir no texto.
Dica: Usa marcadores fluorescentes com uma determinada cor, para ideias mais ou menos importante.

3. Começa a escrever
É agora que o teu resumo começa a tomar forma. Tem em atenção o conteúdo destacado previamente e tenta manter o fio condutor do texto.
Dica: O tamanho do resumo depende de vários fatores como por exemplo o tipo de assunto abordado. No entanto, não é recomendável que um resumo ultrapasse mais de 30% da extensão do texto original.

4. Avalia o teu resumo
Será que a opinião do autor foi respeitada? O resumo contém as ideias principais? Estas e outras perguntas são importantes de se fazerem em gesto de autorreflexão. O Estudante Virtual não perdoa e por isso deixa-te uma tabela, que podes usar na última fase de construção de um resumo.

Aspetos a considerarSimNão
Referi apenas as ideias ou factos principais do texto original  
Omiti ou substituí as listas ou enumerações por uma designação mais geral.  
Evitei o recurso a expressões explicativas do tipo “isto é”, “como se sabe”, etc.  
Respeitei a ordem das ideias do texto original.  
Transformei o discurso directo em discurso indirecto.  
Excluí pormenores irrelevantes, exemplos, citações.  
Evitei copiar frases ou expressões do texto.  
Articulei bem os parágrafos e as frases.  
O texto resumido não excede 1/3 do número de linhas do texto original. 

Sem comentários:

Enviar um comentário